sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Luca Brecel - a arma jovem da sinuca

Não é de hoje que se discute sobre a renovação da sinuca brasileira que, querendo ou não, mostra uma realidade que está longe da esperada. A quantidade de praticantes jovens é até razoável, mas quantos desses encaram a sinuca de forma séria e estão dispostos a se dedicar e crescer no esporte? Infelizmente poucos; e para esses poucos, não temos condições claras de patrocínio e recursos para seu crescimento. Em poucas palavras, se alguém, como eu, tem o sonho de fazer da sinuca seu sustento e atividade profissional, não existem oportunidades e condições para tal em nosso país.

Resta-nos sonhar e esperar por uma mudança dessa realidade no futuro, para que o snooker seja tão esporte quanto futebol e tênis de mesa, e assim sendo, possa ter academias onde crianças e adolescentes possam estudar e aprender a jogar, desde o básico, como acontece em alguns países da Europa e Ásia.

Hoje trago a vocês, leitores, uma matéria sobre a principal arma jovem do snooker mundial: Luca Brecel.




Nome: Luca Brecel
Nascimento: 08/03/1995 em Dilsen-Stokkem, Bélgica
Posição no ranking mundial: 88
Mão boa: ambidestro
Títulos:
- tri-campeão do campeonato sub-16 da Bélgica(2007, 2008, 2009);
- campeão de quatro eventos do tour belga de sinuca:

St.Martinus Gent – 2007
Happy Snooker Hasselt – 2009
Zele - 2010
Peer - 2011;

- campeonato maltês sub-16 (2007);
- campeonato flamengo sub-16 (2008);
- campeonato belga de equipes (2008);
- aberto da Bélgica sub-21 (2008);
- campeonato belga sub-21 (2008, 2009);
- campeonato europeu sub-19 (2009);
- aberto internacional sub-21 (2009);
- campeonato sênior belga (2010);
- campeonato europeu (2010).



As conquistas de Luca são assustadoras, não somente pelos títulos em si, mas também pela pouca idade com que ele os conquistou. Brecel possui outros feitos inacreditáveis, que podem ser vistas nos vídeos que seguem:


Aqui Brecel realiza uma tacada máxima de 147 pontos com apenas 12 anos de idade


Como se não bastasse, uma característica de Luca fez com que muitos do mundo da sinuca o comparassem com ninguém menos, ninguém mais, do que Ronnie O'Sullivan, considerado o maior jogador de sinuca da história. Ambos são ambidestros e realizam tacadas com 100% de firmeza e aproveitamento com as mãos direita e esquerda. Aqui segue a prova:


Luca realizando uma tacada de 126 pontos com a mão esquerda


Aos 15 anos de idade, Luca Brecel apareceu pela primeira vez num evento de peso da World Snooker Tour. O "Power Snooker", inaugurado em 2010, foi uma inovação do esporte que buscou misturar algumas das características do bilhar americano com o snooker em si. Ao invés das 15 bolas vermelhas tradicionais, foram somente 9, posicionadas em diamante, onde o jogador que abriria a partida teria continuidade após o estouro mesmo se caísse ou não alguma vermelha.


Da esq. para a dir.: Ding Jun Hui(Coreia do Sul), Luca Brecel(Bélgica), Allister Carter(Inglaterra) e Shaun Murphy(Inglaterra), posando diante da mesa do Power Snooker.


Brecel foi eliminado por Ronnie O'Sullivan na primeira rodada deste evento, num jogo onde a ansiedade e o nervosismo de Luca ficaram claros e Ronnie, com toda a sua experiência, se aproveitou disso e não deixou o garoto jogar.


Luca observando O'Sullivan na tacada.



Já em 2011, no evento da PTC organizado na Tailândia, onde o Brasil foi convidado e participar, tivemos a oportunidade de assistir ao Noel e ao Fabinho jogarem contra a dupla belga, formada por Luca Brecel e Bjorn Haneveer, onde o Brasil triunfou por 3 a 2. Esta Copa do Mundo foi vencida pela dupla chinesa Ding Jun Hui e Liang Wenbo.

Para 2012, espera-se muito de Brecel e outras armas jovens da sinuca mundial. Em campo brasileira, espera-se bem menos em comparado a isso, mas muito para nossos padrões: que consigamos apresentar, a cada vez mais jovens, este esporte chamado snooker. Renovação é fundamental em qualquer esporte, afinal não existe jogador que dure para sempre.

2 comentários:

  1. Parabéns Gabriel;

    tá começando bem! continue assim que estarei te acompanhando.


    abraço
    Noboru

    ResponderExcluir